Make your own free website on Tripod.com

Recursos Humanos - Educação 02

Além da "FATEC - Faculdade de Tecnologia", a cidade dispõe de outros cursos superiores. São eles:

* Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia (FEOJ): Este curso iniciou suas atividades no dia 08 de abril de 1.985 e conta com seis laboratórios para aulas práticas. É o único que funciona em período integral. Os alunos participam ativamente de programas de saúde pública, atividades de prevenção e educação em saúde, estágios e atividades voluntárias, cursos de extensão, núcleos de estudos ou aprofundamentos, desenvolvem atividades científicas e de estágios supervisionados nos hospitais da cidade, nos postos de saúde, asilos e creches, bem como também estagiam no "Hospital das Clínicas da UNESP de Botucatu" onde desenvolvem o estágio de moléstias infecciosas.

* Faculdade de Direito (FADIJA): Este curso iniciou suas atividades em 1.996 e oferece uma visão abrangente da área de direito. Todas as relações pessoais e profissionais dos cidadãos, seus direitos, deveres e bens são objeto de estudo. Os alunos são capacitados a atuarem na carreira de advogado, magistratura, ministério público, delegados de polícia, procuradoria, funções diplomáticas, assessorias e consultorias à empresas e outros. No dia 29 de janeiro de 2.000 ocorreu a inauguração do novo prédio do curso de direito. O novo complexo educacional possui 5.000 metros quadrados de área construída. O arquiteto jauense "Sami Bussab" foi quem concebeu a obra. O prédio possui dois blocos: O "bloco das salas de aula e anfiteatro" e o "bloco administrativo" que é formado pelo hall de chegada e salas de administração no térreo e pela biblioteca, outro hall e o laboratório no piso superior. As instalações possuem ainda uma sala de júri, lanchonete, espaço para livraria e para a sede do centro acadêmico.

* Faculdade de Administração de Empresas (FAEJA): Este curso iniciou suas atividades em 1.972 e tem como objetivo principal capacitar e formar seus alunos para o planejamento, estruturação, coordenação e supervisão na área de gerenciamento empresarial em companhias dos setores primário, secundário e terciário. Os alunos são capacitados a atuarem nas áreas de recursos humanos, marketing, produção financeira e orçamentária, sistemas de informação e distribuição. Além disso, são qualificados para exercerem suas atividades com visão crítica e consciência sócio-política e preparados para prestarem e obterem aprovação nos diversos concursos públicos para os quais este curso é pré-requisito.

* Faculdade de Ciências Contábeis: Este curso iniciou suas atividades em 1.989 e tem como objetivo principal formar contabilistas capacitados a interpretar os amplos aspectos das situações patrimoniais, financeiras e econômicas de empresas públicas e privadas oferecendo-lhes escrituração contábil e fiscal. Os alunos atuam no setor contábil das empresas, na área financeira e orçamentária, em auditoria, perícia e controladoria. Eles são qualificados para exercerem suas atividades com visão crítica e consciência sócio-política. Também são preparados para prestarem e obterem aprovação nos diversos concursos públicos para os quais este curso é pré-requisito.

* Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIJA): Foi a primeira instituição de ensino superior da cidade. Abrange os cursos de "Geografia", "História", "Letras" e "Pedagogia".

- Geografia: Este curso iniciou suas atividades em 1.966 e visa formar um educador que tenha a geografia como um instrumento de conquista de sua cidadania e de formação profissional com competência em relação à ciência geográfica, aos métodos de pesquisa das ciências humanas e, especificamente, aos métodos de pesquisa da geografia. Outro objetivo é capacitar o geógrafo a trabalhar em áreas como análise e planejamento ambiental. No campo do exercício profissional, além do magistério, existem outras possibilidades ligadas à carreira técnica tais como: Elaboração de estudos e relatórios de impacto ambiental e atuar na área de geoprocessamento e na área de ecoturismo.

- História: Este curso iniciou suas atividades em 1.966 e tem como objetivos principais: Formar o profissional de história para atuar no ensino fundamental e médio, capacitar o aluno ao exercício do ofício de historiador em todas as suas dimensões e transformá-lo em um profissional com domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. O campo profissional não se limita só ao magistério, mas abre um leque de possibilidades tais como: Pesquisa científica, assessoria à pesquisas do cotidiano (novelas de época, moda, teatro, entre outros), arquivos históricos e museus.

- Letras: Este curso iniciou suas atividades em 1.966 e visa formar profissionais capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito e que saibam refletir sobre a problemática do ensino de línguas no contexto dos desafios educacionais da atualidade. Estrutura-se em quatro eixos: formação geral e humanística, formação em línguas, formação em literatura e formação específica (disciplinas pedagógicas). O campo de atuação deste profissional é bastante variado. Poderá atuar em escolas de ensino dando aula de português, inglês e literatura. É capacitado também para rever e corrigir textos em editoras, órgãos de publicidade e imprensa, traduzir textos literários e técnicos. Podem prestar assessoria didático-pedagógica em escolas e trabalhar em cursos de reciclagem. Outras atividades a serem exercidas: Revisor e tradutor de textos, secretário bilíngüe em empresas e indústrias da região e assessor em órgãos de difusão cultural e artística.

- Pedagogia: Este curso iniciou suas atividades em 1.966 e tem como objetivos principais: Formar um profissional capaz de compreender e avaliar as condições de desenvolvimento da educação brasileira numa perspectiva histórico-social, promover a formação humanística e social e propiciar complementação pedagógica nas habilitações previstas em lei. Desta forma, o curso tem por objetivo a formação do educador em sentido amplo e de profissionais do ensino capacitados a atuarem, de forma integrada, nos diferentes níveis do sistema de ensino, da unidade escolar e de outras instituições educativas. Outras habilitações oferecidas são: Supervisão escolar, educação infantil e deficientes mentais (educação inclusiva). O papel do pedagogo é bastante amplo. Cabe a ele, por exemplo, atuar na formação de professores e no planejamento e funcionamento de cursos, escolas e instituições de ensino de uma forma geral. É um profissional habilitado por lei e formação a preparar, administrar e avaliar currículos, orçamentos e programas escolares, além de poder atuar em atividades de pesquisa.

* Faculdade de Sistemas de Informação: Este curso iniciou suas atividades em 2.004 e objetiva a formação de recursos humanos para o desenvolvimento tecnológico da computação envolvendo conhecimento dos componentes dos computadores, os sistemas operacionais e a lógica de programação, armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo aceitável, comunicação segura, rápida e confiável, automação, controle e monitoração de sistemas complexos, computação rápida de cálculos repetitivos e processamento de imagens de diferentes origens. O campo de trabalho ao bacharel em sistemas de informação é muito amplo, tendo em vista a crescente aplicabilidade da informática e computação como ferramenta de auxílio às empresas. Atuam como profissionais liberais ou em empresas de micro à grande porte, da iniciativa privada à pública e nos diversos setores da economia.

* Curso Normal Superior: Este curso visa desenvolver a formação do professor de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental com matriz curricular inovadora, contemplando eixos de formação e possuindo disciplinas voltadas para a formação do educador do futuro tais como: Tecnologia e informática educacional, educação para portadores de necessidades especiais, arte e educação, pesquisa e prática pedagógica. A duração deste curso forma profissionais que atuarão no magistério da educação infantil ou dos anos iniciais do ensino fundamental. Se o aluno quiser as duas habilitações terá que cursar 4 anos. Se não quiser as duas habilitações terá que cursar apenas 3 anos.

Todos esses cursos contam com os seguintes setores de apoio: Audiovisual, centro de documentação, laboratórios de informática, biblioteca informatizada e conectada à internet, núcleo de estágios e prática profissional e núcleo de pesquisa e desenvolvimento com pessoal técnico para auxílio. Quase todos tem tempo total de duração de 4 anos (com exceção do "Curso de Direito" que tem duração de 5 anos) e a maioria só funciona no período noturno (com exceção do "Curso de Enfermagem e Obstetrícia" que funciona em período integral). Além disso, são todos cursos pagos porque são mantidos por uma instituição particular chamada "Fundação Educacional Dr. Raul Bauab".

Em 1.998 foram criadas as "Faculdades Integradas de Jaú" que reúnem a "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIJA)", a "Faculdade de Administração de Empresas (FAEJA)", a "Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia (FEOJ)" e a "Faculdade de Direito (FADIJA)". A partir desse ano, a administração acadêmica de cada centro (faculdade) é executada por um coordenador ficando a função de direção designada às "Faculdades Integradas de Jaú".

Fachada do prédio da "Fundação Educacional Dr. Raul Bauab" - Aqui são oferecidos os cursos superiores das "Faculdades Integradas de Jaú"

clique na figura para voltar