Make your own free website on Tripod.com

Pontos Turísticos 05

* Parque Ecológico Adilson Morandi: Inspirado em parques temáticos do Mato Grosso, o "Parque do Rio Jaú" (como é popularmente conhecido) pretende aliar o rústico ao moderno. Este parque ecológico tem como objetivo principal recuperar a vegetação ciliar da margem direita do rio Jaú, além de oferecer uma alternativa de lazer à população. O parque recebeu o nome do ex-secretário geral da prefeitura "Adilson Morandi" porque ele foi um dos idealizadores desse projeto juntamente com o então "Prefeito João Sanzovo Neto".

A instalação de três telefones públicos na forma de animais da nossa fauna brasileira contrasta com a de um parque infantil composto por brinquedos de madeira e um gramado na área central destinado a eventos culturais, prática de ginástica e espaço para soltar pipas. Os telefones possuem placas de bronze com informações sobre os animais e um aviso para que ele não seja danificado. O parque começou a ser construído em junho de 2.003. O lançamento da pedra fundamental aconteceu em 14 de agosto de 2.003. Foi inaugurado no dia 14 de agosto de 2.004.

 A ocupação da área (que mede cerca de 40 mil metros quadrados incluindo o campo de futebol), pretende imitar a natureza e oferecer área de lazer para crianças, jovens e idosos. Para atrair os adultos foi construído uma pista de caminhada. No futuro, o parque deverá servir para estudos na área de botânica e prática de educação ambiental. Cerca de 1.000 mudas de 80 espécies foram plantadas no local. Entre essas mudas podemos destacar a peroba rosa, monjoleiro, pau-marfim, pau-brasil, babosa branca, pau-ferro, ipê branco, ipê amarelo, ipê roxo e a paineira. A prática de esportes no parque foi incentivada pela instalação de barras de metal para ginástica, uma pista para caminhada que percorre todo o parque e a pista de skate que foi inaugurada em 2.003. O "Parque do Rio Jaú" foi projetado pelo engenheiro agrônomo "Jozrael Henrique Rezende".

Neste parque também encontramos o "Obelisco do Sesquicentenário". Este obelisco foi construído como uma homenagem a todos os prefeitos da história de Jaú que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o desenvolvimento da cidade. O monumento de concreto tem 15 metros de altura. O material utilizado expressa a rusticidade pelas lutas em prol da formação e, assim como uma árvore, o ripado demarca os anéis de seu crescimento. O marco possui o formato de tripé representando o abrigo, a sustentação e a organização para o desenvolvimento amparado pelos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário que são fundamentais à conduta da sociedade. No topo do obelisco, sob uma marquise, estão cravadas 150 esferas em vidro refletido. Essas esferas espelhadas buscam, em todos os ângulos, refletir a cidade. O arquiteto responsável pelo obelisco é "Francisco Marcolan". O parque fica localizado na avenida Doutor Quinzinho (entre o estacionamento do "Ginásio de Esportes Flávio de Mello" e o "Kartódromo Municipal").

* Praça Ettore Suriano: Situada às margens do rio Jaú.

* Praça da República: Formada pelo quadrilátero das ruas Major Prado, Campos Salles, Edgard Ferraz e Conde do Pinhal. Também é conhecida como "Jardim de Baixo". Possui a forma de um peixe se vista de um helicóptero ou de um avião.

clique na figura para voltar