Make your own free website on Tripod.com

Pontos Turísticos 03

* Igreja Matriz de São Sebastião: Projeto do engenheiro jauense "Dr. Adonis Maitino" em estilo romano-litúrgico. Foi a segunda igreja construída na cidade. Esta igreja tem capacidade para 1.000 pessoas. Sua construção foi iniciada em 1.954 e foi terminada em 1.961.

* Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio: Esta igreja foi um projeto feito em estilo gótico (parte externa) e barroco (parte interna) pelo engenheiro "João Lourenço Madein" e a decoração (teto, paredes, colunas e altares) é de "Bruno Sercelli". Teve sua pedra fundamental lançada no dia 24 de novembro de 1.895. No dia 09 de junho de 1.901, a primeira parte da igreja foi inaugurada e contou com a colaboração do "Vigário Carlos Pereira Bicudo". Participaram tecnicamente da obra "Manoel José Coimbra" e "Torello Dinuci". Possui painéis de "Orestes Sercelli" e "Carlos De Servi". Estes painéis foram restaurados em 1.964 pelo casal "Makk: Américo e Eva". Os cinco sinos (pesos: 350kg, 670kg, 850kg, 1.000kg e 3.000kg), batem  a fim de avisar os fiéis sobre a aproximação das missas e celebrações. Além disso, o relógio da matriz avisa a população nas horas inteiras e nas meias horas. A cruz no alto da torre tem 4,5 metros de altura e 3,5 metros de largura. Quando inaugurada no dia 15 de outubro de 1.905, foi reconhecida como a única igreja iluminada no país, tornando-se uma novidade. A igreja também possui um grandioso órgão musical fabricado em 1.914 na Alemanha. A imagem primitiva de "Nossa Senhora do Patrocínio" foi trazida por um bangüê desde a cidade de Itú no dia 15 de agosto de 1.853. Nesta data é comemorado o dia da "Assunção de Nossa Senhora" aos céus.

* Jaú Shopping Center: Este shopping foi inaugurado no dia 21 de novembro de 2.001 e é considerado o maior empreendimento comercial de Jaú de todos os tempos. Foram investidos cerca de R$ 30 milhões incluindo a montagem das lojas. Com seus 12,5 mil metros quadrados de área construída, em dois pavimentos, ele reúne 98 lojas dos mais diversos segmentos do mercado, elaborado para oferecer ao público consumidor a maior variedade possível de opções de compras e de lazer. Conta ainda com uma praça de alimentação e duas salas de cinema. Tem um sistema central de ar-condicionado ecológico para garantir conforto aos lojistas, funcionários e principalmente aos consumidores. A segurança inclui circuito de TV e equipamentos contra incêndio. Além disso, o Jaú Shopping também investiu em arte. Junto às rampas de acesso ao piso superior há um mural pintado em aquarela pela artista plástica "Luiza Dumit". Ela trabalhou durante três meses na obra que conta a história de Jaú através de seus casarões, das lavouras de café e cana-de-açúcar, de suas praças, da ferrovia, do vôo histórico do comandante João Ribeiro de Barros até os tempos modernos e a inauguração do shopping. No meio das escadas rolantes há também uma escultura de ferro do artista plástico "Roberto Claussen". A obra mede 8,5 metros de altura e foi criada para retratar a modernidade que o shopping representa para a cidade. Este shopping está localizado a uma distância de apenas 15 quilômetros do porto intermodal de Pederneiras que é um acesso direto ao Mercosul.

clique na figura para voltar