Make your own free website on Tripod.com

Honrarias Recebidas

Pelo seu fato heróico e histórico, "João Ribeiro de Barros" recebeu várias honrarias e homenagens. Estas são algumas das honrarias e homenagens por ele recebidas:

* Detentor do "Harmon Trofhée": Honraria máxima que a "LIA - Ligue Internationale dês Aviateurs" ofereceu ao piloto-aviador por ter realizado um feito de tamanha importância e que foi insuperável nos 10 anos seguintes.

* Recebeu o título de "Comendador da Ordem Militar de Cristo" pela presidência da república portuguesa.

* Foi agraciado com a "Legião de Honra" da França.

* Recebeu o título de "Comendador da Ordem de São Gregório" pela coroa real italiana.

* Foi eleito vice-presidente da "LIA - Ligue Internationale dês Aviateurs" com sede em Paris.

* Láurea ofertada por "Sua Santidade o Rei Albert I", da Bélgica, como "Haut Protecteur de La Ligue Internationale dês Aviateurs" em Bruxelas.

* Recebeu o título de sócio de honra do "Reale Aeroclub d’Itália".

* Foi condecorado com a "Cruz Gamada" do governo alemão, na época a mais alta distinção civil da Alemanha.

* Recebeu o título de "Comendador da Ordem de São Maurício" pela coroa real italiana.

* Recebeu o "Diploma de Grande Ufficiale de L’Ordine Della Corona d’Itália" ofertado por sua majestade o "Rei Vittorio Emmanuele III" (título de raríssima concessão que dava ao agraciado o direito de se dirigir ao rei chamando-o de primo).

* Foi convidado especial do governo alemão ("Von Hindenburg") para participar da travessia do Atlântico a bordo do mais famoso dirigível do mundo, o "Graf Zeppelin", cabine 13, com destino a Berlim e com escala em Friedrichsafen.

* Recebeu a "Comenda da Cruz de Malta" com as armas italianas.

* Recebeu o título de "Capitão da Força Pública do Estado de São Paulo".

* Recebeu o título de "Major Honorário do Exército Brasileiro".

* Recebeu a "Coroa de Louros". Depois de "Rui Barbosa", "João Ribeiro de Barros" foi o segundo brasileiro a cingir essa coroa na "Faculdade de Direito de Recife" (PE).

* Recebeu o título de "Sócio Honorário do Aeroclube do Brasil".

* Foi honrado com um telegrama de congratulações e reconhecimento de "Alberto Santos Dumont", o "Pai da Aviação".

* Recebeu o "Diploma da Ordem do Mérito Aeronáutico" do presidente da república do Brasil. Recebeu post mortem o título de "Grão Mestre" da mesma ordem. O "Comandante João Ribeiro de Barros" foi admitido no "Corpo de Graduados Especiais", com o grau de "Oficial", em 1.954.

* O seu nome foi colocado em várias ruas, praças e avenidas de quase todas as capitais e principais cidades do país.

 * O seu nome também foi colocado em uma grande rodovia, com 450 quilômetros, a "SP-225", localizada no interior do Estado de São Paulo, e que passa pela cidade de Jaú.

* Foi construído um monumento expressivo, feito em pedra e bronze, que fica localizado em Jaú na "Praça Siqueira Campos".

* Foi construído, em São Paulo, um monumento de grandes proporções, também feito em pedra e bronze, homenageando os aviadores transoceânicos "Francesco De Pinedo" da Itália e "João Ribeiro de Barros" do Brasil.

* Encontra-se já aprovada a algum tempo pela "Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo" a proposta para substituir o nome do "Aeroporto Internacional de Cumbica" para "Aeroporto Internacional Comandante João Ribeiro de Barros" a exemplo do "Leonardo da Vinci" na Itália, "Charles de Gaulle" na França, "John F. Kennedy" nos Estados Unidos, "Santos Dumont" no Rio de Janeiro e muitos outros no mundo todo homenageando os seus respectivos heróis. Infelizmente não se tem mais falado nesse assunto.

clique na figura para voltar