Make your own free website on Tripod.com

Do Final da Primeira Metade do Século XIX Até 1.900

Estes são alguns fatos que marcaram a história da cidade neste período:

* Final da Primeira Metade do Século XIX: Chegada dos primeiros povoadores que se fixaram em Jaú vindos de Itú, Capivari, Porto Feliz e sul de Minas Gerais. Vieram atraídos pela qualidade da terra.

* 1.837: Começam a chegar outros povoadores.

* 1.842: Com o fracasso da "Revolta Liberalista de Sorocaba", liderada pelo "Padre Antonio Diogo Feijó", o fluxo de povoadores aumenta com a vinda de integrantes da revolução.

 * 1.845: A "Região de Jahu", freguesia de "Nossa Senhora das Brotas", já estava bem povoada porque nela residiam muitos agricultores.

* 1.851: Criação do "Patrimônio" - "Curato".

* 1.852: Uma carta do vigário de Brotas "Padre Francisco de Paula Camargo" ao presidente da província dá conta de que se encontra em construção uma capela à margem esquerda do rio Jahu.

* 1.853: Fundação da cidade de Jaú no dia 15 de agosto. A imagem da padroeira "Nossa Senhora do Patrocínio" chega na cidade. Com a capela já pronta, foi celebrada a primeira missa pelo "Padre Francisco de Paula Camargo" que realizou a bênção da imagem.

* 1.856: O arruamento, com a primeira demarcação da área e alinhamento das ruas e lotes, foi feito pelo "Capitão José Ribeiro de Camargo" com o auxílio do "Padre Joaquim Feliciano de Amorim Cigar".

* 1.857: No dia 08 de abril, a lei número 25 incorpora os bairros de Tietê, Curralinho e Jacareí. No dia 03 de julho, o "Padre Joaquim Feliciano de Amorim Cigar", primeiro pároco da cidade, toma posse.

* 1.859: No dia 24 de março, a lei número 11 eleva a "Capela do Jahu", no município de Brotas, à freguesia.

* 1.860: O ciclo áureo do café se inicia.

* 1.866: No dia 23 de abril a "Capela do Jahu", no município de Brotas, foi elevada à vila pela lei número 60.

* 1.870: Jaú era a convergência da expansão do café para o oeste do Estado.

* De 1.870 à 1.915: A cidade se torna um dos maiores centros produtores de café do Brasil.

* 1.887: A ferrovia chega na cidade. No dia 19 de fevereiro a antiga estação ferroviária foi inaugurada. Nesta mesma data, a locomotiva a vapor "Vila do Jahu" chega à estação, às 17 horas, com grande festa. A estação ferroviária ficava onde hoje está a estação rodoviária. Começa a funcionar também o serviço telefônico na comarca com 150 linhas.

* 1.889: No dia 06 de fevereiro, a "Capela do Jahu", no município de Brotas, é elevada à cidade com a lei número 06.

* 1.891: "Vicente de Paula Almeida Prado" funda o "Banco Melhoramentos do Jahu". Este banco foi o primeiro fundado na cidade. No dia 16 de outubro foi inaugurado o antigo prédio da "Prefeitura Municipal". O projeto deste prédio foi feito pelo arquiteto e escritor "Euclides da Cunha".

* 1.895: No dia 24 de novembro foi lançada a pedra fundamental para a construção da "Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio" que até hoje permanece no mesmo local.

* 1.900: No dia 04 de abril nasce "João Ribeiro de Barros" na cidade de Jaú. No dia 27 de dezembro foi inaugurado o primeiro obelisco na cidade construído na "Praça Siqueira Campos". Na passagem do dia 30 de dezembro para o dia 01 de janeiro de 1.901, foram colocados dentro de uma "caixa de pedra de formato triangular" vários objetos e a caixa foi colocada no alicerce do obelisco para ser aberta após se passarem 100 anos.

clique na figura para voltar