Make your own free website on Tripod.com

Características do Hidroavião Jahu

O avião marca "Savóia Marchetti S-55", popularmente conhecido como "Jahu", com o qual "João Ribeiro de Barros" ficou conhecido no mundo todo, apresenta as seguintes características:

* Gênero: Hidroavião.

 * Feito em madeira e em lona.

* Motores: Possui dois motores anteriores - "Travito Número 103" e "Propulsivo Número 104" da marca "Isota Fraschini", cada um com 1.100 cavalos de força. Concepção de motor moderno de aviação de 12 cilindros em "V", com uma abertura de 60º. Os cilindros são de aço carbono forjado e tem as camisas ajustadas e soldadas autogenicamente. As cabeças de alumínio são fundidas em um só bloco para 6 cilindros, ligadas por parafusos, com 2 câmaras e dispositivo para a circulação de água servindo, ao mesmo tempo, de guia para as válvulas e de "cárter" de alumínio com nervuras, compreendendo a parte superior que serve de base aos cilindros, de suporte para as árvores de manivelas e de guia para as engrenagens de distribuição. A parte média serve de suporte à árvore de manivelas, às bombas de óleo e à bomba de circulação de água. A parte inferior é destinada a recolher o óleo de circulação e de inspeção às manivelas. O papel da parte póstero-inferior central é o de manter os comandos dos magnetos, das bombas de gasolina e dos 4 carburadores de cada motor.

* Categoria: Normal.

* Equipagem: 4 postos.

* Envergadura - Abertura das Asas : 24 metros.

* Comprimento: 16,20 metros.

* Altura: 5,70 metros.

* Hélices: Tipo S.I.A.I.

* Passo Anterior: 1.880/1.950.

* Passo Posterior: 1.999/2.200.

* Diâmetro: 3 metros.

* Peso Vazio (Com Água no Radiador): 4.500 quilos.

* Peso Com Gasolina: 2.183 quilos.

* Peso Com Óleo: 250 quilos.

* Equipagem: 300 quilos.

* T.S.F. (Ferramentas): 50 quilos.

* Carga Útil (Com os Reservatórios Cheios): 567 quilos.

* Peso Total: 4 toneladas.

* Tempo Médio de Decolagem: 1 minuto e 25 segundos (em 8 minutos ascende a 1.000 metros).

* Razão de Subida: 416 pés/min..

* O "Hidroavião Jahu" estava no "Museu da Aeronáutica de São Paulo". Devido a ação do tempo, o hidroavião se deteriorou. Por esse motivo, o Jahu atualmente se encontra em um hangar da polícia militar, no "Campo de Marte", em São Paulo. De acordo com o "Projeto Hidroavião Jahu", a aeronave irá passar por um processo de restauração e como já é considerada "Patrimônio Histórico", será restaurada sem qualquer mudança em seu aspecto original.

"Hidroavião Jahu" quando estava exposto no "Museu da Aeronáutica" em São Paulo

Curiosidade

Para realizar a histórica travessia sobre o oceano Atlântico, "João Ribeiro de Barros", ao reformar o hidroavião na Europa, introduz uma série de modificações no aparelho. Muda os radiadores, a bomba de água, a bomba de gasolina, as tubulações e cabos, modifica os botes dando-lhes formas aerodinâmicas, diminui a superfície de atrito dos mesmos e elimina até o sistema de radiofreqüência reduzindo, ao mínimo, a carga útil da equipagem. Cada quilo a menos era um quilo a mais de combustível para se vencer os 9.000 quilômetros que separavam os dois continentes: Itália/Gênova do Brasil/São Paulo/Santo Amaro. Com as modificações introduzidas, o hidroavião tomou novo aspecto e melhorou sensivelmente sua performance.

clique na figura para voltar