Make your own free website on Tripod.com

Bandeira e Brasão do Município

Bandeira

A bandeira tem ao centro o "Brasão de Armas" da cidade sobre a figura geométrica de um círculo que representa a eternidade porque não tem princípio e nem fim. Sextavada, sendo os quartéis de tralha e da ponta nas cores alternadas de vermelho e branco e os das laterais de azul, constituídos por seis faixas amarelas, dispostas duas no sentido horizontal, em banda e em barra, que partem de um círculo amarelo central onde o brasão é aplicado. As cores da bandeira tem todo um significado especial:

* Amarelo: Representa a riqueza, a glória, o esplendor e o mando.

* Azul: Representa a justiça, a nobreza, a perseverança, o zelo e a lealdade.

* Vermelho: Representa a audácia, a coragem, a valentia e a intrepidez.

* Branco: Representa a paz, o trabalho, a religiosidade, a amizade e a pureza.

A bandeira de Jaú foi concebida pelo "Dr. Flávio de Mello" que, na época, além de ser diretor administrativo da prefeitura era também um estudioso da heráldica.

Brasão

O escudo português é o melhor que convém aos brasões das cidades brasileiras. Cada figura tem o seu significado:

* Torre Central da Coroa Mural: Evoca "Nossa Senhora do Patrocínio", padroeira da cidade.

* Dois Suportes ao Lado do Brasão: Representam as matas virgens extintas antes da fundação de Jaú que se transformaram em ricos cafezais.

* Cor Azul no Fundo do Brasão: Representa o manto do reino da padroeira "Nossa Senhora do Patrocínio" sobre toda a cidade.

* Águia: Evoca o grande feito de "João Ribeiro de Barros" que atravessou o Oceano Atlântico com o seu hidroavião "Jahu".

* Hélice: Escrita com a palavra "Jahu". Esta palavra aparece escrita com a letra H em alusão ao avião com o qual João Ribeiro de Barros fez sua famosa travessia pelo Oceano Atlântico.

* Abaixo da hélice do hidroavião Jahu aparece a figura de um rio e de um peixe que deram nome à cidade.

* Na "heráldica" é usual utilizar inscrições na linguagem arcaica ou idiomas primitivos. Daí a razão da divisa escrita em língua tupi-guarani com os dizeres: "IBICÁ-RE-IG" que significa "Rio Que Corre Em Terra Boa".

* O autor do brasão foi o "Dr. Roberto Tutti" que, com a orientação do arquiteto "Fernando Martins Gomes", desenhou e coloriu o escudo.

clique na figura para voltar